O Leão de Mombasa — analisando a docuserie

Gambe4Women
2 min readJul 6, 2024

--

by Stella Furquim

Photo by Arleen wiese on Unsplash

“O maior narcisista que existe” foi como o pai de uma das mais de 3000 crianças concebidas através da doação do esperma de um homem: Jonathan Jacob Meijer.

“Donor-Dad Jonathan”, um holandês passou 16 anos dos seus 41 anos de vida doando esperma para “ajudar” casais e mulheres a realizarem seus sonhos de serem pais. Não enxerga nada de errado em sua atitude. Jonathan virou doador de esperma em série, tendo fornecido seu material genético em várias agências de fertilização pelo mundo além de prover serviços individuais diretamente com mães e casais.

A ousadia da pessoa era tanta que para algumas mulheres, ele oferecia serviço de concepção a moda tradicional. Outra opção do serviço, era vir à casa da família, para recolher o material no banheiro deles, para que estivesse fresco.

Assistindo a docu-série do Netflix intitulada em inglês: The man with 1000 kids (O homem com 1000 filhos) com 3 capítulos, tive pensamento fixo em..quando eh que a justiça vai regular os direitos reprodutivos dele?

Mulheres no mundo inteiro ainda lutam por direitos reprodutivos, direitos pela autonomia de decisão sobre seus próprios corpos, enquanto tem homens prestando este tipo de serviços e a justiça é o mais branda possível.

Num país minúsculo como a Holanda, com população que não chega a 18 milhões de pessoas, pensar que um homem tenha sido o genitor geneticamente de 1000 crianças, é algo assustador. As chances desses jovens se conhecerem e manterem uma relação incestuosa são altas. Jonathan sugeriu que eles usassem um tag online para que pudessem se identificar como sendo seus filhos. Simplesmente perturbador.

Ele foi condenado a pagar 100 mil euros por futuras doações de esperma. Mas sabe o que eu realmente queria ver? Queria que ele recebesse uma sentença para pagar pensão para estas crianças. Acho que isso seria bem mais eficiente….

Para mais detalhes sobre a história, assista a docu-série.

--

--